domingo, 26 de agosto de 2007

TunderCats Hoooooo!!!!!!

Este é provavelmente o grito mais famoso das séries de animação dos anos 80.
Os Thundercats eram uma série de animação Americana desenvolvida e produzida pela Rankin/Bass Productions e baseada nas personagens de Tobin "Ted" Wolf e que foi emitida em 1985. A animação era trabalho da Pacific Animation Corporation, o nome para um grupo de estúdios Japoneses, incluindo a Topcraft que mais tarde se tornaria nos Studios Ghibli. A primeira série foi para o ar com 65 episódios, seguida de um filme chamado ThunderCats Ho! Em 1986. As séries 2,3 e 4 seguiram um novo formato com 20 episódios cada e começando com uma história em cinco partes e que foram emitidas de 1987 a 1990. Depois da série desaparecer por completo da televisão, uns anos mais tarde, houve uma série de comics da Wildstorm, (2003), que tentaram recuperar o espírito e a aventura da famosa série de televisão mas acabando por ser também abandonada. No entanto, em Junho de 2007 a Warner Bros. anunciou que está em produção um filme em CGI dos ThunderCats com argumento de Paul Sopocy e a ser produzido pela Spring Creek Productions.

Não sei ao certo se algum dia houve à venda em Portugal figuras de acção dos ThunderCats. Nem me recordo de merchandise, a não ser uma caderneta de cromos e algumas bandas desenhadas da Editora Abril. No entanto, as melhores recordações que tenho da época destes Gatos do Trovão, são na forma de uma colecção de figuras de plástico, muito à semelhança das figuras dos Masters of the Universe de que falei num artigo anterior, e que podíamos encontrar se comprássemos os famosos bolinhos rectangulares da Panrico. Tenho a colecção completa e é com imenso prazer que a mostro aqui. Esta coleção saiu no mercado pouco depois da colecção do He-Man, ou seja por volta do ano de 1985. As figuras são 20 nomeadamente: Cats Lair, Snarf 1, Jaga, Ssslythe 1, Monkian 1, Cheetara, Mum-ra 1, Lion-o 1, Jakalman 1, Ssslythe 2, Willy Kit, Monkian 2, Mum-ra 2, Lion-o 2, Mum-ra 3, Snarf 2, Panthro, Tigra, Willy Kat, Jakalman 2.

3 comentários:

Unknown disse...

Nem acredito no que os meus olhos vêem! Eu também coleccionei estes bonecos!Saíam nuns dan cake de chocolate rectangulares tal como indicaste. Que saudades dos desenhos animados!

Nuno Mata disse...

Oi Francisco!
Pois é mesmo isso são espectaculares e ainda tenho uma outra colecção para mostrar, que tambem saía nesses bolos rectangulares.
Vou por isso aqui em breve!!!

Luís disse...

É o anónimo de novo! Pois, lá está. Também tenho uns poucos destes.