sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Classic Marvel Figurine Collection...94

Mandarin

A personagem Mandarin foi criada por Stan Lee e por Don Heck e apareceu pela primeira vez na revista Tales of Suspense #50 de Fevereiro de 1964.

Sabe-se que o pai do Mandarin era um dos homens mais ricos da China pré-industrial. Era descendente de Genghis Khan. A sua mãe era uma mulher nobre inglesa.
Nasceu numa vila desconhecida do interior da China antes da revolução comunista. Os seus pais morreram pouco depois do seu nascimento (não se sabe ao certo como.) A criança foi criada por uma tia que era revoltada com o mundo e que o criou com esses valores que achava serem os mais certos. Desde tenra idade que mostrava aptidões para a ciência. Em adulto tornou-se membro do alto governo e foi reconhecido pelas suas capacidades de governação, que lhe deram mais tarde esse título de Mandarin. Mais tarde devido às atribulações politicas da China e por causa da afirmação do comunismo, toda a fortuna lhe foi tirada e perdeu o seu cargo no governo.
Na esperança de recuperar o poder perdido resolve explorar uma região misteriosa conhecida como Vale dos Espíritos que ningúem pisava à muitas gerações.
Foi aí que encontrou os restos de uma antiga nave espacial e o esqueleto de um extraterrestre parecido com um Dragão do planeta Maklu-4. Durante anos o Mandarin estudou a tecnologia antiga e aprendeu a dominá-la. Aprendeu ainda a usar os anéis que encontrou espalhados na nave e a dominar os seus diferentes poderes. Assim se tornou num conquistador e num dos maiores vilões do planeta. Sedento de tecnologia militar que quer dominar para conquistar o mundo envolve-se em constantes lutas com Tony Stark e com o seu alter ego Iron Man.
Acabou por perder as duas mãos e os respectivos anéis numa luta com Iron Man e com Fin Fang Foom, sendo dado como morto numa explosão.
Mais tarde foi o seu filho Temugin que herdou as mãos com os anéis de Mandarin.
O Mandarin original esteve preso na China durante anos conseguindo libertar-se, mesmo sem as suas mãos e recuperar os anéis que engoliu fazendo com que o seu poder se concentra-se no seu corpo.
É um novo Mandarin que aparece a atacar a Shield totalmente recuperado das suas mãos.
Inflitra-se no governo dos Estados Unidos com a intensão de criar e libertar um o virus Extremis, mas é novamente detido por Iron Man que consegue extrair-lhe cinco dos anéis, da sua coluna vertebral e atacá-lo com eles, inclausurando-o num bloco de gelo.
Revela-se mais adiante que o corpo do Mandarin se transformou num pó negro que todos suspeitam ser uma reacção ao próprio virus Extremis...
Ainda não se sabe se este foi o fim de um dos maiores inimigos de Iron Man...

Sem comentários: