segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Dragões e criaturas fantásticas...#9

A Fénix

Considerada por muitos como um pássaro mítico a Fénix é conhecida pelo mundo inteiro com vários nomes. Era chamada de Benu no Egipto, Feng Huang na China, Hou-Ou no Japão ou mesmo Yel na cultura dos Indios Norte Americanos. Sabe-se que o mito da Fénix, do pássaro imortal que renasce das próprias cinzas, remonta aos tempos Fenícios. O próprio nome da Fénix vem do grego Pheonix, que significa uma cor muito semelhante ao escarlate, e vem da palavra que designava a terra dos fenícios, Pheonicia.
Existem escritores como Clemente, um dos primeiros pais da igreja católica como a conhecemos, que escreve que "...na Arábia e nos países circundantes vive um pássaro fabuloso que vive 500 anos e que ao fim desse tempo, constroí um ninho de ervas aromáticas e deixa-se consumir pelo fogo para renascer novamente das suas cinzas como um animal renovado e rescuscitado..."
Outros dizem que a Fénix é um passaro originário da India e que migra frequntemente para o Egipto e terras circundantes.
A mais antiga representação de uma Fénix foi encontrada na Pérsia onde tinha o nome de Simurgh. Existem referências a pássaros com qualidades semelhantes na Índia (Garuda ou Avalerion), na Turkia (Turul), nas Philipinas (Adarna) e etc...
Mito ou realidade a Fénix é ainda hoje simbolo de renovação.
A Fénix é o único pássaro que não tem contraparte feminina pois não precisa de se reproduzir, renovando-se de 500 em 500 anos ou mesmo de 1000 em 1000 anos.


Sem comentários: