quarta-feira, 27 de julho de 2011

As espadas da Portugália...

Foi numa ocasião especial que resolvemos ir comer um belo de um bife ao restaurante Portugália.
Entrámos e fomos encaminhados para uma mesa na secção de não fumadores.
Consultámos brevemente o cardápio e lá encomendámos o belo do bife.
Enquanto esperávamos lá chegaram as bebidas e a conversa estava mesmo boa, regada com o belo e acompanhada do pãozinho com manteiga.
Perto de nós, mais precisamente na mesa da frente brincava uma criança com umas figuras que identifiquei mais tarde como sendo Gormitis. No entanto estes Gormitis tinham uns acessórios a mais pois na mesa estavam umas estranhas espadas de plástico que me intrigaram, pois sabia que aquelas figuras não tinham acessórios.
Foi uma surpresa quando o nosso bife veio para a mesa e, na carne suculenta vinha espetada, qual épica Excalibur, uma pequena espada de plástico Azul. Estava resolvido em parte o mistério da espada dos Gormitis, no entanto a espada da criança era amarela e esse consistia em mais um mistério...quantas cores haveriam?
Depois do jantar e de servido o café, resolvi meter conversa com um dos empregados e perguntei por aqueles tão curiosos items de colecção.
Com simpatia desmesurada lá me trouxe uma espada de cada que fazem agora parte da minha colecção e que revelo aqui como curiosidade.
As espadas vêm fundidas num escudo que apresenta letras referentes ao nome Portugália, sendo que existem apenas 3 letras e 3 cores possíveis (pelo menos foi essa a ideia com que fiquei).
Descobri no entanto (obrigado Joana, pelo comentário de esclarecimento!) que as cores e as letras têm códigos e sendo assim temos: Vermelho - mal-passado, Azul - bem passado, Amarelo - assim - assim. As letras representam V- vazia, L - lombo, P -pojadouro.

No fundo, este pequeno elemento decorativo é tão bem feito que julgo ser usado como palito, sendo que plástico apresenta uma dureza compatível com a função.
Foi grande surpresa...

Sem comentários: