domingo, 9 de outubro de 2011

PVC - Nils Holgersson da Maia Borges...

Em 1906, mesmo no principio do Século XX, Selma Lagerlof, uma escritora sueca publica a primeira parte do seu famoso livro intitulado Nils Holgerssons underbara resa genom Sverige, que se traduz por "As maravilhosas aventuras de Nils Holgersson".
Confesso que nunca li o livro mas em meados dos anos 80, esta grande aventura foi transformada em desenhos animados por um estúdio japonês e que passou na televisão portuguesa e que maravilha foi descobrir e viver as aventuras de um rapaz que foi castigado por ter apanhado um duende e assim encarregue de seguir um bando de gansos para a Lapónia, transformado ele próprio num duende.
Estes 52 episódios foram as delicias de muita gente nesses anos de ouro da animação.
Foi também no anos 80 que a Maia Borges lançou no mercado esta fantástica colecção de figuras alusivas à série, feitas em PVC pintado e que não são nada fáceis de encontrar. Consegui esta colecção por mera sorte, num leilão da internet e está completa com as suas 6 figuras.
Penso que a figura mais difícil de conseguir é a raposa que se encontra aqui, juntamente com as outras figuras em estado novo e sem qualquer marca de uso.
As personagens são: Nils, Morten, Carrot, Smirre, Gorgo e Duende...

Sem comentários: