segunda-feira, 15 de julho de 2013

Treasures of Those Lost Temples - Mini Warriors...

Esta foi a mais bizarra linha que encontrei na minha longa caminhada como coleccionador de figuras.
Treasures of Those Lost Temples é mais uma linha de imitações de figuras tipo Masters of the Universe, mas que aparece a imitar uma outra linha de imitações chamada Galaxy Warriors.
Já falei aqui neste blogue das poucas figuras de Galaxy Warriors que tenho e posso apenas relembrar que esta foi uma linha concebida por uma empresa americana para imitar o sucesso dos Masters of the Universe.
Assim que foi posta no mercado, esta linha de Galaxy Warriors sofreu imediatamente outras imitações, por vezes descaradamente parecidas e que encheram o mercado alternativo com cópias duvidosas de guerreiros fantásticos, meio articulados e que fizeram com certeza as delícias da maior parte do pessoal que não tinha dinheiro para os originais Masters of the Universe...


Recentemente um amigo coleccionador apareceu-me com este pequeno guerreiro que nos levou numa investigação demorada sobre o que poderia ser esta figura.
Treasures of Those Lost Temples é então uma colecção de 6 figuras, feita em Hong Kong em 1995 para uma companhia americana chamada Farrah Incorporated. (depois de alguma investigação descobri que este é o nome de uma empresa de manufactura de roupa e não a vejo como produtora de figuras deste género. Na história da empresa não existe qualquer referência à produção de artigos deste género!)
Foto de figura da colecção no blister original 
que encontrei no forum do action figure archive

O mais estranho nesta figura, ou nesta colecção em particular é que a escala é muito pequena e que as figuras são mesmo parecidas com personagens de Galaxy Warriors, mas a uma escala mesmo pequena. (ver foto de comparação com Galaxy Warrior original!!)


Se repararem bem, a figura tem os músculos, botas e até a cueca do mesmo estilo deste Galaxy Warrior. Posso desde já afirmar que este é um verdadeiro Knock Off de Galaxy Warriors. Isto torna-se possível devido à cópia de moldes. Quando se copia um molde de uma figura, a escala diminui porque ao encher o molde original para cópia o molde da figura fica mais pequeno em escala, embora apresente a mesmas características. Não sei ao certo como se faz mas acho que é isso que acontecia em 1995 nas fabricas Chinesas deste tipo de coisas.


A figura apresentada não tem nome e segundo descobri pertence a uma colecção de Mini Warriors, pois existe outra colecção de figuras maiores mas que serão imitações de outra linha pois as características são muito diferentes. Mesmo assim este mini Treasures of Those Temples Warrior ( nome deveras estranho, afinal que templos são? ahhh aqueles templos...OK!!!)  tem 7 pontos de articulação, uma armadura que nunca tinha visto em qualquer linha que conheço e um escudo e uma espada retirados da linha Galaxy Warriors na escala a condizer.


Apelo aos curiosos e coleccionadores para me fornecerem informação sobre estas figuras, se as possuírem. Estou também interessado em adquirir mais figuras desta linha, por isso se aparecerem por aí e não as quiserem...estou interessado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando era criança o meu irmão mais velho tinha um He-Man verdadeiro e eu tinha um boneco da mesma escala que era um homem-cavalo (corpo de homem com cabeça de cavalo) completamente branco.
Já pesquisei por várias vezes mas nunca descobri a que linha pertencia o meu boneco, era claramente uma imitação mas até tinha uma boa qualidade (pelo que me lembro)...

Nuno Mata disse...

Não consigo ver assim de que figura se trata mas pode ser que apareça um dia uma foto e descobre-se logo com facilidade!

Anónimo disse...

1995 is an interesting date.... I definitely had four of these way back in the mid-1980s. I even recognise the packet from my childhood! :)