domingo, 11 de maio de 2014

Masters of the Universe Classics...Mantenna...

Quando, em meados dos anos 80, o meu irmão aparece em casa com a figura do Mantenna foi a felicidade total. Na altura já nos sentávamos religiosamente em frente à televisão para vermos os desenhos animados da She-Ra, muitas vezes acompanhados das figuras de Hordak e Leech. Agora seriam 3 as figuras que iam estar em cima da mesa para nosso deleite, para depois nos lançarmos em aventuras imaginadas que só a hora do almoço iria interromper.


Mantenna era a figura mais feia da nossa pequena colecção, mas era também a mais fascinante.
30 anos depois a Mattel regressa a esta figura com a colecção Masters of the Universe Classics, tornando-a numa das mais espectaculares figuras de 2013.
Mantenna aparece pela primeira vez no mini comic intitulado "Mantenna and the Menace of the Evil Horde!" e que vinha com a figura vintage em 1985.
Só mais tarde, nesse mesmo ano temos o prazer de o ver como uma das personagens comicas da Evil Horde na série de animação de She-Ra: Princess of Power.


É uma personagem memorável principalmente devido à sua capacidade de estender os globos oculares, para activar diversos poderes e por ter 4 pernas.
Na figura vintage estas 4 pernas apresentavam-se coladas duas a duas, dando a ideia de 2 pernas apenas.
Com a colecção Masters of the Universe Classics, a figura é redesenhada e readaptada, sendo que até a sua história é finalmente revelada na biografia que acompanha a figura.


O nome verdadeiro de Mantenna é Glieeb-Tolio Jak-Us. É um Rebrunk Norus do planeta Phelibio IX e tem a habilidade de ver e ouvir a grandes distâncias, com as suas grande e sensíveis orelhas e com os seus olhos periscópicos.
Pode fazer muito mais com os seus globos oculares. Pode projectar uma boa variedade de diferentes raios, como raios paralisantes, congelantes, atordoantes e até ondas lazer. É um habilidoso espião e batedor e segue quase sempre na frente de uma patrulha para poder ter a certeza de que o caminho está livre para a Horda. É um excelente e rápido combatente e na maior parte das vezes não precisa de ajuda nas suas incursões como batedor.


A figura é algo de espantoso principalmente pela maneira em como foi concebida as articulações das 4 pernas articuladas. Mantenna tem 26 pontos de articulação sendo alguns deles excêntricos.
Os detalhes estão perfeitos e podemos verificar que contem todos os bons detalhes e pormenores que a figura vintage tinha, sem no entanto deixar de trazer inovação e mestria na maneira como foram novamente desenhados e executados.


Mantenna vem com a capacidade trocar os olhos e de ficar com o aspecto de olhos periscópicos, para isso temos de retirar a mandíbula, retirar os olhos e colocar os olhos periscópicos, colocando novamente a mandíbula.


Como acessório trás apenas o típico arco da Horda.


Esta é provavelmente uma das candidatas a figura do ano de 2013 e uma das minhas favoritas da Horda, principalmente por causa das memórias passadas que me trás.
Grande figura este Mantenna.




Sem comentários: