domingo, 20 de julho de 2014

Leituras do Best...Comics Star Wars Vols. 69 e 70...Contos Jedi 3 e 4.

Chega ao fim uma das maiores colecções de banda desenhada, senão a maior, alguma vez comercializadas em Portugal. 70 volumes encadernados em capa dura com histórias diversas sobre o universo Star Wars, contadas por um verdadeiro exército de argumentistas e artistas.

Nos últimos volumes o Mestre Arca e os seus padawans conseguiram pacificar Onderon, mas o poder do lado negro ainda é forte no planeta. Os seguidores do Jedi negro Freedon Nadd, estudioso da história Sith, não pretendem deixar que o seu mestre seja esquecido, aproveitando o cortejo fúnebre para atacar o novo governo da rainha Galia.
Onderon transforma-se em lugar de peregrinação para todos aqueles que querem conhecer os segredos dos antigos Sith. É o caso de Exar Kun, o aprendiz Jedi seduzido pelo nado negro. Kun chega ao planeta com a esperança de encontrar a resposta para o mistério que é o destino dos senhores negros na tumba de Nadd.

Os beligerantes clã Mandalorianos chegaram ao sistema da Imperatriz Teta e, levados pela sede de violência, atacam-no. Ulic Qel-Droma, líder das forças tetanas, decide aproveitar a selvajaria mandaloriana para os juntar ao seu exército e marchar contra a républica. A sua luta vai levá-lo a enfrentar mestres Jedi como Vodo, que chegou a Coruscant para averiguar a veracidade dos boatos que garantem que Exar Kun, seu antigo padawan é agora um Sith.
Assim tem inicio a Guerra Sith, onde se narra como Exar Kun, o primeiro grande Senhor Negro, esteve à beira de acabar com os Jedi. O destino de Ulic é-nos mostrado numa história que se passa 10 anos depois assim como o esforço dos Jedi para reconstituírem a Republica.


Tenho a certeza de que esta saga vai deixar a sua marca na história da Banda Desenhada em Portugal.
Vai deixar saudades embora o mercado da BD por cá esteja em franca expansão e os títulos se multipliquem todos os anos nas bancas e lojas da especialidade.
No entanto esta colecção de Star Wars foi 5 estrelas e duvido que tão cedo seja destronada por qualquer outra publicação de BD.


Sem comentários: