quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Leituras do Best...Stardust...

É impossível ficar indiferente a Stardust.
Este é um dos mais famosos romances de fantasia do século XX e uma das mais bem contadas histórias de amor de que existe memória.
Quando escolho livros para mostrar aqui no My Best Toys, tenho de os escolher com cuidado.
A principal razão são os meus leitores que, na maior parte adoram Banda Desenhada e outras estranhas leituras relacionadas directa ou indirectamente com este vicio de coleccionar brinquedos!


Stardust é a obra ideal para todos os que gostam de ler romances, banda desenhada e que gostam de recordar uma grande história.
Escrita por um dos maiores magos da literatura do nosso tempo, Neil Gaiman apresenta uma narrativa recheada de magia, humor e situações inesperadas que baste para nos prender da primeira à ultima páginas.


Mas não é apenas a narrativa que confere a magia a este livro.
Toda a obra está magistralmente ilustrada por Charles Vess, um dos meus ilustradores favoritos e um grande mestre do desenho fantástico.
A história foi inicialmente concebida para ser publicada em vários volumes pela DC Comics, mas acabou por aparecer na forma de novela ilustrada em 1997.


A versão que mostro aqui é a única que tenho e está autografada por Gaiman.
Este feito foi conseguido no 1º BD Forum que se realizou em 2003 no Forum Picoas e onde o autor esteve presente a convite dos expositores. (na altura enganou-se no meu nome mas não liguei muito, afinal é um autografo de Neil Gaiman!!)
Este é um "Softcover" de 1998, sendo a segunda edição da DC Comics/Vertigo.


Stardust conta os acontecimentos passados na Aldeia de Wall, no começo da era Vitoriana e de como Tristan Thorn atravessou o muro que separa a Aldeia da Terra das Fadas. Conta a história de um amor exigente e de um crescente e das consequências imediatas de certas decisões e ambições que podem mudar todo um reino.


O romance foi transformado num filme, como era de esperar, em 2007 e que teve algum sucesso embora não tenha tido o reconhecimento que a novela teve. O filme foi recheado de óptimos actores e de cenários dignos de uma grande história, mas não chega aos pés do livro!


Stardust pode ser adquirido em diversos formatos, capas especiais, versões com ilustrações acrescentadas de aniversário e etc.


Por cá existem algumas lojas que ainda têm as mais valiosas versões mas a preços proibitivos.
Para quem não tem paciência poderá ser até mais fácil ver o filme, mas a magia perde-se toda assim...

 Cartaz do filme Stardust

É impossível mostrar aqui todas as imagens deste livro. A maneira como está ilustrada a história com as ilustrações a envolver o texto é única.
Recomendo a leitura e aquisição de qualquer versão desta obra, essencial em qualquer biblioteca!

Sem comentários: