domingo, 13 de março de 2016

Leituras do Best...He-Man and the Masters of the Universe Mini Comic Collection...

No final dos anos 70 a Mattel, empresa americana responsável por alguns dos mais reconhecidos e amados brinquedos de sempre, precisou de encontrar dinheiro devido à queda acentuada da procura pelos seus produtos. A Barbie e os Hot Wheels não estavam a vender o suficiente e para colmatar a necessidade de dinheiro urgente, depois de terem perdido cerca de 300 milhões de dólares devido a um investimento que não deu resultado, a Mattel precisou de encontrar mais um produto que fizesse furor imediato.
Foi por causa desta perda que se deu carta branca a um projecto que, poucos anos mais tarde veio a ser conhecido como uma das mais famosas linhas de brinquedos para rapazes, tendo como foco a personagem de He-Man e dos Masters of the Universe.


Esta linha de brinquedos, para além de trazer algo de original, começou por ser promovida, junto das lojas de brinquedos e empresas de retalho, com o lançamento de pequenos livros ilustrados onde se contavam as aventuras de um bárbaro musculoso que lutava contra o mal num planeta distante habitado por criaturas estranhas e maléficas.
Foi por causa dessa ideia que surgiram os Mini Comics de Masters of the Universe que se vendiam juntamente com as figuras de acção da linha.
Quase todos aqueles nascidos nos anos 70 se recordam destes brinquedos e principalmente das histórias que líamos até o pequeno livro se desfazer em pedaços. 


Tendo em conta essas memórias de infância e a crescente procura por figuras desta linha de brinquedos, principalmente devido ao relançamento da linha Masters of the Universe Classics em 2008, a Dark Horse Books reúne todos os famosos Mini Comics num só volume, para surpresa dos fãs de He-Man and the Masters of the Universe.


Neste pesado tomo de 2,24kg e 1120 páginas vamos encontrar todos os mini comics originais que fizeram parte da linha de brinquedos e que eram inseridos na embalagem com as figuras.


Para além dos mini comics o livro contem factos históricos e estudados sobre a publicação dos mini comics, curiosidades editoriais, entrevistas a argumentistas e artistas da série, assim como várias outras surpresas como os breves comentários sobre as histórias que por vezes aparecem em rodapé.


Aqui podemos folhear as aventuras em Eternia na totalidade e apreciar os desenhos de Alfredo Alcala, Mark Teixeira, Larry Houston, Mike Sekowsky, Jim Mitchell, Peter Ledger, Chris Carlson, Bruce Timm, Mike Vosburg entre outros argumentistas e arte finalistas que trouxeram fizeram parte deste projecto de banda desenhada.
O formato é maior do que o apresentado nos Mini Comics originais e apresenta-se com cores recuperadas.


As entrevistas com os autores vão surgindo por ordem e antes de se apresentarem os comics da sua autoria. Nestas histórias podemos certificar as diferentes aparições de personagens lendárias e que por vezes aparecem apenas uma vez e em apenas três ou quatro vinhetas.


No entanto e para aqueles que pensam que as surpresas eram só estas, este volume vem também com o Mini Comics que eram vendidos com as figuras da linha de She-Ra: Princess of Power. 
Foram menos comics mas com a mesma forma de contar histórias e de nos levar para as terras mágicas de Etheria.


Dentro desta surpresa extra aparece-nos ainda uma outra surpresa.
Um pequeno catalogo de She-Ra intitulado Fantastic Fashions e que publicita uma linha de vestidos para as bonecas da linha, que se vendiam separadamente dos brinquedos principais.
Esta atenção para uma publicação de publicidade dá a este volume ainda mais valor coleccionável tendo em conta que este Princess of Power Fantastic Fashions é um daqueles Mini Comics difíceis de encontrar. 

Quando estamos já na página 1071 descobrimos ainda mais mini comics. Desta vez os Mini Comics das aventuras New Adventures of He-Man, série de animação que aparece nos anos 90 numa tentativa de reavivar o mito de He-Man e dos Masters lançando também uma linha de figuras pouco conhecida da maioria mas que hoje é muito procurada por coleccionadores. Os mini comics foram só quatro e introduziam-nos a um mundo de ficção cientifica, num futuro longínquo onde He-Man é chamado ao outro lado do universo para defender o planeta Primus das garras dos mutantes de de Skeletor.


Este mini comics vinham com algumas figuras mas saíram principalmente com os packs duplos de figuras, sendo que são raros de encontrar e muito cobiçados por coleccionadores mais avidos.
Este volume faz ainda uma pequena abordagem à série animada que apareceu em 2002 que teve várias colecções de comics publicados pela editora Image e MV Creations, na forma de duas publicações promocionais que na altura teve uma tiragem muito limitada.


Claro que uma breve apresentação aos mini comics novos, que vieram com algumas das figuras de Masters of the Universe Classics não poderia faltar, apresentando personagens que foram apenas imaginadas e nunca apareceram totalmente em publicações.
Esta edição apresenta apenas 3 edições destes mini comics e um entrevista com Scott Neitlich, antigo director comercial da Mattel para o ramo de Masters of the Universe e argumentista destes 3 mini comics.

 
E por fim, a cereja no topo do bolo é, sem sombra de dúvida a apresentação de 2 mini comics que nunca foram publicados. "Return from Terror Island" apresenta-se em forma de banda desenhada e "Ring of Dreams" na forma de argumento sem desenhos de uma história que nunca chegou a ser desenhada.


He-Man and the Masters of the Universe Mini Comic Collection é essencial para todos aqueles que gostam de MOTU, para aqueles que cresceram a ler os frágeis mini comics, para aqueles que têm na alma o gosto pela banda desenhada e principalmente para aqueles que querem saber mais sobre esta universo.
Esta é uma primeira edição de 2015.
Podem adquirir este volume pesado em vários locais da net enquanto não esgota...
Boas leituras...

Sem comentários: