domingo, 17 de abril de 2016

Masters of the Universe Classics...Rio Blast...

Era de esperar que uma linha de figuras de acção criada nos Estados Unidos tivesse obrigatoriamente de ter uma personagem do Velho Oeste Americano.
Rio Blast foi a resposta para uma linha que teria de ter a marca americana por lá.

Arte do backcard da figura vintage de Rio Blast

Embora nunca tenha aparecido nas diversas séries de animação, teve a sua quota parte de aparições em Mini Comics, Comics Ingleses e outras publicações.
Segundo se sabe Rio Blast foi um membro dos Starband Marshalls que têm origem num mundo conhecido como Loredos. O centro da sua economia é um minério conhecido como Feridium, que enriqueceu muitos dos seus habitantes mas que leva o planeta ao caos assim que a maior parte dos criminosos do universo acorrem ao planeta para por as mãos no precioso minério, principalmente a Horda. Nesta altura Rio era um jovem agricultor que viu a sua família destroçada por não pagar os altos impostos exigidos pelos terríveis Red Indians. Foi este evento que o levou a treinar como guerreiro e a tornar-se extremamente habilidoso com as armas de fogo. A certa altura o grande Horde Prime manda eliminar a ameaça no planeta Loredos e manda matar Rio, que acaba ferido com gravidade depois de uma dessas tentativas. É um cientista do seu planeta que o salva transformando-o num arsenal ambulante. Com estas novas habilidades torna-se um verdadeiro incómodo para a Horda que perde o controlo do planeta. Com isto Horde Prime ordena a destruição do planeta. Felizmente Rio não estava em Loredos e acaba por ir parar a Eternia onde depressa se junta aos Masters of the Universe.

A sua biografia nesta linha de MOTU Classics apresenta Rio Blast como único dos sobreviventes de um grupo de exploradores do planeta Loredos. Atirado para Eternia por um dos Meteorbs, Rio alia-se a alguns dos renegados Masters of the Universe e à sua luta contra o mal, mesmo que deseje secretamente voltar à sua velha vida e encontrar os seus companheiros perdidos. He-Man prometeu-lhe que o ajudava a voltar para casa e para os seus, assim que os seguidores de Skeletor fosse eliminados de vez.

Como figura de acção nesta crescente colecção de Masters of the Universe, Rio Blast é uma das personagens com mais estilo. Este Cowboy espacial é uma caixinha de surpresas e de detalhes.


Armado até aos dentes, Rio Blast apresenta a maior parte das características da figura vintage, embora apresente algumas adaptações mais definitivas.
As armas dos pulsos não recolhem, como acontece na figura vintage e as luvas recebem energia da mochila tecnológica que carrega às costas.


Tanto as coxas como o peito apresentam também a as armas escondidas, mas neste caso temos de por as armas no lugar, sendo que não existem orifícios para as esconder em locais ocultos.
Este é, para mim o principal defeito de Rio Blast que, poderia ter sido concebido, pelo menos, com o compartimento no peito para albergar o canhão enorme que segura na dobra da armadura.


Para completarmos o modo arsenal, basta puxar parte dos canhões que tem às costas na sua mochila tecnológica para podermos ter a versão "full battle mode" de Rio Blast.
É uma figura mesmo imponente depois de estar totalmente equipada para combate.


Como figura de luxo para coleccionadores Rio Blast é um estrondo! Mesmo com um ou dois defeitos de concepção e com algum cuidado na exposição, vale muito a pena tê-lo por aqui junto aos outros MOTUC.


Sem comentários: